2ª edição de Cases Studies

Agenda

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17:00h

Abertura

Direção da Apodemo

17:10h

José Borralho, Presidente da Escolha do Consumidor

Apresentação do caso prático, metodologia e resultados.

17:50h

Rita Amado, Diretora de Operações da More Results

Relevância para o setor.

18:00h

Perguntas e Respostas

18:15h

Encerramento

    Inscrição 2ª edição de Case Studies, 27 de julho 2022

    O que ganham os consumidores, as marcas e as empresas de estudos de mercado com a Escolha do Consumidor?

    Empresa (Designação Social) *
    Morada *
    Código Postal *
    Nome *
    Função *
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    Telefone *

    Solicitamos o seu consentimento para:

    Informamos que a sua inscrição é gratuita e está sujeita a confirmação.

    * campos de preenchimento obrigatório

    2ª edição de Cases Studies

    2 de Maio – Celebre o Dia Internacional do Market Research (IMRD22)

    2 de maio (IMRD22)

    De 25 de Abril a 6 de Maio, junte-se às maiores celebrações comunitárias de insights e análises de todo o mundo e deixe-se inspirar pelo poder da investigação e dos conhecimentos e o impacto que eles têm na formação de um mundo sustentável para amanhã!

    A Apodemo, Associação Portuguesa de Empresas de Estudos de Mercado e de opinião, não podia estar mais orgulhosa em contribuir com as empresas associadas de estudos de mercado, para que decisores, influenciadores, gestores e líderes de empresas e instituições tomem decisões fundamentadas, ajudando a reduzir riscos e aumentando as probabilidades de sucesso. Se é especialista em research insights e estudos de opinião e, ainda não é membro da Apodemo, inscreva-se hoje mesmo, em: www.apodemo.pt

    2 de Maio – Celebre o Dia Internacional do Market Research (IMRD22)

    1ª edição de Case Studies: Perguntar ou não perguntar, eis a questão!

    Agenda

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    17:00h

    Abertura

    Luís Duarte, Vice- Presidente da Direção

    17:05h

    Dr. Nuno Santos, Ceo da Pitagórica- Investigação e Estudos de Mercado

    Introdução
    Contexto

    17:20

    Eng. Teotónio Andrade dos Santos

     

    Apresentação do caso prático

    Relevância para o setor

    18:00

    Perguntas e Respostas

    18:15

    Encerramento
    1ª edição de Case Studies: Perguntar ou não perguntar, eis a questão!

    A importância de um estudo de (mercado)

    A importância de um estudo (de mercado)  

    Os estudos de mercado, quantitativos ou qualitativos, de opinião ou de sondagens fazem parte do quotidiano da vida de empresas de diferentes setores de atividade e são utilizados pelos partidos políticos, há vários anos. Constituem um excelente instrumento de apoio à tomada de decisão e podem promover ações específicas e estratégicas. Tal significa aceder a informação tratada e trabalhada estatisticamente. Trabalho feito por empresas especializadas, munidas das técnicas e das competências adequadas. Geralmente, a nível mundial, estas empresas pertencem às associações que as representam. O pertencer a essas associações, por norma, garante que as empresas cumprem os códigos deontológicos e estão certificadas para a realização deste tipo de trabalho. Assim, os resultados gerados por estes estudos constituem uma ferramenta da qual, quem os usa, já não abdica. Contudo, de quando em vez, estes resultados são questionados. Questões como:

    • porque é que o meu Market Share decresceu, se eu vendi mais?
    • como é possível a tendência de mercado ser de crescimento e a minha de decréscimo?
    • como é possível, há um mês, alguém estar mais bem posicionado do que outro e agora a situação ser a inversa?

    A resposta a estas perguntas, aqui exemplificadas, surge muitas vezes de forma fácil (e simplista). Ou é porque a amostra está mal desenhada, ou porque o questionário está mal elaborado, ou porque algo falhou no controlo de qualidade, etc.

    Todavia, salvo raras exceções, os resultados dos estudos de mercado estão corretos, agradando ou não, a quem os recebe e interpreta.

    Os mais de 30 anos de experiência na área permitem-me procurar responder ao último tópico a abordar neste artigo: sondagens. Estas são uma ferramenta útil no processo de tomada de decisão, ou as “imprecisões” deste tipo de estudos desencadeiam, sistematicamente, conclusões erradas?

    A resposta é sim quanto à sua utilidade e, obviamente, os “erros” não são sistemáticos. O que haverá a corrigir é o tempo que medeia entre a data em que foi efetuada a sondagem e em particular a sondagem política e a sua divulgação, sendo este intervalo de tempo, por vezes, superior a quinze dias. Ora, o tempo é um facto de extrema importância quando estamos perante intenções de voto, por exemplo, em que o tempo assume um papel determinante e crucial, podendo haver alterações do sentido de voto, a qualquer momento, por uma outra razão. Este aspeto relevante nem sempre é tido em conta, uma vez que o público ao ter conhecimento dos resultados das sondagens e em particular das políticas, assume que a informação respeita àquele momento. Se fosse feita uma outra sondagem no mesmo dia em que determinada sondagem é divulgada, a probabilidade do resultado ser diferente seria grande. Outro fator, não menos importante, é a divulgação clara e objetiva da respetiva ficha técnica da sondagem realizada. Acrescente-se, também, que os indecisos deverão ser, sempre, tidos em conta nos resultados de qualquer sondagem e em particular na sondagem política.  Isto porque, frequentemente, são eles que ao deixarem de o ser (o que só poderá observar-se em sondagens posteriores), contribuirão para que o resultado final de uma sondagem seja, seguramente, mais próximo do resultado real.

    Termino como comecei, ou seja, os estudos de mercado, nas suas diversas formas, constituem uma mais-valia no processo de tomada de decisão de quem os utiliza; aqui e em todo o Mundo. A evidência da evolução constante dos meios tecnológicos, ao dispor dos especialistas em estudos de mercado, conduz à necessidade de que todos os envolvidos neste processo acompanhem esta dinâmica. Só não vê quem não quer, ou quem não pode.

    Carlos Mocho

    Presidente da Direção da Apodemo

    A importância de um estudo de (mercado)

    Research 2022 – Perspetivas sobre o futuro do Market Research

    Agenda

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    09:30

    Abertura do Evento
    Carlos Mocho I Presidente I APODEMO

    09:35 - 09:50

    Finn Raben I Diretor-Geral I Esomar – So What’s Next?

    09:50 - 10:05

    António Salvador I Presidente do Conselho de Administração do Grupo Gfk Estudos de Mercado: Passado e Presente a olhar para o futuro

    10:05 - 11:00

    Painel
    Moderador

    António Gomes I Managing Director I GfK Metris

    Carlos Rodrigues I Diretor I CM e CMTV
    Tiago Simões I Diretor de Marketing I Sonae MC
    Rui Lobo I Marketing Intelligence I EDP

    11:00

    Conclusões e Encerramento
    Research 2022 – Perspetivas sobre o futuro do Market Research

    Programa completo e Inscrições abertas

      Ficha de Inscrição Online Training 29 de junho

      Social Media in Market Research

      Empresa (Designação Social) *
      Morada *
      Código Postal *
      NIF *
      Nome *
      Função *
      Email *
      Telefone *

      Valor
      Associado APODEMO - 195€ (Isento de IVA)
      Não associado - 245€ (Isento de IVA)

      Pagamento por transferência bancária
      APODEMO: Av. 5 de Outubro, 102-2º 1050-060 Lisboa
      Banco: Millennium bcp: IBAN PT50 0033 000000 1987 39712 05 – Fontes Pereira de Mello
      A inscrição será considerada válida, após receção do comprovativo da transferência bancária
      enviado para: formacao@apodemo.pt

      Social Media in Market Research

      Agenda

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      9:15am

      Log in, check connections

      9:30am

      Introductions

      9:45am

      Social Media Landscape

      10:30am

      Break

      11:00am

      Social Media Listen Gaelle Bertrand

      00:30pm

      Group exercise

      01:00pm

      Lunch

      02:00pm

      Online Communities

      02:40pm

      Evaluating Campaigns

      03:10pm

      Break

      03:30pm

      Personal Brands, Innovations & Ethics

      04:30pm

      Review and Close
      Programa completo e Inscrições abertas

      Tomada de posse dos órgãos sociais da Apodemo_2021-2023

      João Ferreira, Ester Miranda, Carlos Mocho, Luís Duarte e João Marques

      Decorreu no dia 28 de abril de 2021, na sede da Associação, a tomada de posse dos novos órgãos sociais para o triénio 2021-2023

      DIREÇÃO

      Presidente: Carlos Mocho, em representação da RetailGates, Lda

      Vice – Presidente: Luís Duarte, em representação da More by Pentaudis – Consultoria para os Negócios e Gestão, Unipessoal, Lda

      Tesoureiro: Ester Miranda, em representação da DATAE – Estudos, Consultoria e Gestão Empresarial, Lda

      Vogal: João Marques, em representação da Equação Lógica – Estudos de Mercado Unipessoal, Lda

      Vogal: João Ferreira, em representação da Imr – Instituto de Marketing Research, Lda.

      MESA DE ASSEMBLEIA GERAL

      Presidente: Marina Petrucci, em representação da Apeme – Área de Planeamento e Estudos de Mercado Lda.

      Vice – Presidente: Vítor Vieira, em representação da Spirituc – Investigação Aplicada, Lda.

      Vogal: Nuno Santos, em representação da PSE – Produtos e Serviços Estatística, Lda.

      CONSELHO FISCAL

      Presidente: Mário Martins, em representação da Iqvia Solutions Portugal, Lda.

      Vogal: António Gomes, em representação da Metris – Métodos de Recolha e Investigação Social S.A.

      Vogal: Manuel Rocha, em representação da Best Forecast Europe, Lda.

      Tomada de posse dos órgãos sociais da Apodemo_2021-2023

      2 de maio, dia internacional do Market Research

      De 25 de Abril a 6 de Maio, junte-se às maiores celebrações comunitárias de insights e análises de todo o mundo e deixe-se inspirar pelo poder da investigação e dos conhecimentos e o impacto que eles têm na formação de um mundo sustentável para amanhã!

      A Apodemo, Associação Portuguesa de Empresas de Estudos de Mercado e de opinião, não podia estar mais orgulhosa em contribuir com as empresas associadas de estudos de mercado, para que decisores, influenciadores, gestores e líderes de empresas e instituições tomem decisões fundamentadas, ajudando a reduzir riscos e aumentando as probabilidades de sucesso. Se é especialista em research insights e estudos de opinião e, ainda não é membro da Apodemo, inscreva-se hoje mesmo, em: www.apodemo.pt

      2 de maio, dia internacional do Market Research