“Em 2025, a Norma-Açores, Sociedade de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento Regional, S.A. celebra quatro décadas de história, firmando-se como uma referência de competência técnica, rigor e compromisso com o desenvolvimento sustentável dos Açores. Fundada em 29 de dezembro de 1984 e iniciando a sua atividade em abril de 1985, a empresa cresceu lado a lado com a evolução da economia regional, assumindo uma posição singular no tecido empresarial açoriano e reconhecimento nacional.
Hoje, a Norma-Açores é uma organização sólida, com uma equipa de cerca de 55 colaboradores, num universo de cerca de 100 profissionais nas empresas participadas, multidisciplinar e altamente qualificada nas áreas da engenharia, gestão, formação, qualidade, recursos humanos, inspeções técnicas e estudos de mercado. Desde 2020, a empresa passou a ser detida a 100% por capitais privados, integrando o Grupo Consulmar, reforçando a sua autonomia estratégica e capacidade de inovação.
Estudos de mercado e sondagens: rigor científico com dimensão regional
No universo dos serviços prestados pela Norma-Açores, S.A., destaca-se uma área menos visível, mas profundamente estratégica, a dos «estudos de mercado e sondagens de opinião», é uma vertente em que atuamos desde 1985. Foi uma das suas primeiras atividades quando inicia em 1985, tendo desde então realizados trabalhos quantitativos e qualitativos.
A Norma-Açores, S.A. está reconhecida pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) para a realização de sondagens e estudos de opinião, garantindo a conformidade metodológica e a transparência exigida por este setor. É um dos membros fundadores da APODEMO, tendo o Código da ESOMAR uma das bases para esta atividade. Com uma experiência consolidada, realizamos desde inquéritos sociopolíticos, estudos de mercado e estudos setoriais até estudos de cliente mistério, servindo entidades públicas e privadas com análises fiáveis e orientadas para a tomada de decisão.
Esta valência assenta num profundo conhecimento da realidade açoriana, e beneficia da integração com as restantes áreas de especialização da empresa, permitindo oferecer abordagens transversais que aliam diagnóstico, consultoria estratégica e ação.
A atividade de estudos de mercado e sondagens de opinião, a par das restantes atividades é certificada pela APCER nas normas ISO 9001 (Qualidade), 14001 (ambiente) e 45001 (segurança).
Diversificação e sustentabilidade: o caminho percorrido
Ao longo destes 40 anos, a Norma-Açores acompanhou as mudanças profundas da Região e do país. Começou focada na fiscalização de empreitadas e formação profissional, e hoje distingue-se pela diversificação de serviços altamente especializados:
Fiscalização de obras públicas e privadas, com mais de 1.350 projetos acompanhados;
Consultoria de gestão, com enfoque na criação de valor económico e organizacional;
Implementação e Auditoria a sistemas de gestão da qualidade, ambiente, saúde e segurança com base nas diversas normas ISSO, apoiando a organizações na reengenharia de processos;
Ensaios, inspeções e metrologia, com acreditações do IPAC e reconhecimentos oficiais do IPQ, DREn, LNEC e GNS em algumas das áreas de atuação;
Gestão e desenvolvimento de recursos humanos, com forte aposta em avaliação psicológica, desempenho e team building e recrutamento e seleção;
Formação certificada, com mais de 105.000 horas ministradas e 37.000 formandos em todas as ilhas dos Açores.
Parcerias com impacto: a ligação à academia
Consciente da importância da transferência de conhecimento e da ligação entre o mundo académico e empresarial, a Norma-Açores, S.A. assinou recentemente um protocolo com a Universidade dos Açores, com o objetivo de reforçar a cooperação em áreas como a inovação, o empreendedorismo e a formação de excelência, com especial enfoque na Gestão, Economia e Turismo.
Desafios do futuro: contratar com valor, crescer com justiça
A construção de um futuro sustentável exige uma mudança de paradigma na forma como contratamos serviços especializados. Na Norma-Açores, S.A. acreditamos que contratar com valor é mais do que escolher o menor preço, é reconhecer a importância da competência, da experiência e da qualidade técnica como motores de desenvolvimento.
Assumimos o compromisso de continuar a crescer com sustentabilidade, promovendo relações de confiança, duradouras e baseadas na criação de valor partilhado. Porque acreditamos que só com empresas robustas, pessoas valorizadas e políticas responsáveis é possível construir um tecido económico mais forte, coeso e preparado para os desafios do futuro
Compromisso com a excelência
O nosso percurso é feito de rigor, ética e integridade. Ao celebrarmos 40 anos, reafirmamos o nosso compromisso com a Região Autónoma dos Açores e com todos os mercados onde operamos, em Portugal Continental e em Moçambique, certos de que a excelência técnica e a confiança são os pilares que continuarão a guiar a nossa missão.”
Pedro Lourenço Santos
Administrador, Norma-Açores, S.A.