Apodemo Summit, 25 de novembro 2025, UNL

O tema deste ano convida-nos a pensar a nova Demografia em Portugal — Num país que envelhece, migra, reinventa famílias e redefine gerações, compreender a demografia é aumentar a capacidade competitiva das empresas.

Neste fórum debateremos temas como:

➡️ Envelhecimento da população e longevidade aumentada: o mercado “silver” (+55) tem hoje um grande peso na população, com um poder de compra significativo. As pessoas vivem mais e mantêm-se ativas por mais tempo, encontrar soluções e oportunidades no envelhecimento demográfico, criando segmentos como “reforma ativa” e redefinindo o que significa ser “mais velho”;

➡️ Transformação geracional: Cada geração tem valores e comportamentos distintos. Os Millennials e os Gen Z privilegiam experiências sobre bens materiais, sustentabilidade, autenticidade de marca e são nativos digitais;

➡️ Diversidade cultural: imigração e multiculturalidade exigem um marketing inclusivo, produtos adaptados a diferentes culturas e sensibilidade nas campanhas de marketing;

➡️Mudanças nas estruturas familiares: Mais pessoas a viver sozinhas, casais sem filhos, famílias monoparentais e reconstruídas. Isto impacta desde embalagens (porções individuais) até habitação e seguros;

Não deixe de participar, inscreva-se aqui: https://summit2025.apodemo.pt

Apodemo Summit, 25 de novembro 2025, UNL

Marktest – Marketing, Organização e Formação, assinalou este ano o seu 45º aniversário

“26 de junho de 1980, nasce a Marktest pelas mãos de Luís Queirós, em pleno período de transformação e modernização do país, com avanços significativos na democracia, na cultura e na economia.

Nesse dia, o país recebia por 6 horas a visita de Jimmy Carter, era Sá Carneiro primeiro-Ministro e Ramalho Eanes Presidente da República.

Lou Reed havia dado um concerto em Cascais no dia 22, no início de uma década de enorme criatividade artística e musical em todo o mundo e que assiste ao nascimento do rock português, com Rui Veloso, e à consolidação de bandas como Xutos & Pontapés, GNR e UHF.

As grandes superfícies crescem ao longo dos anos seguintes, em especial depois da adesão de Portugal à CEE (atual UE), em 1986, o que abre portas a um novo mundo económico, político e social.

As rádios livres e o início da Tv a cores marcam o panorama de meios no país, que assiste às primeiras telenovelas produzidas no Brasil e, mais tarde, em Portugal.

Não existiam Tvs privadas, nem telemóveis, nem computadores de uso corrente. O país estava ainda em processo de consolidação democrática. Baixos níveis de literacia, direitos e oportunidades marcavam a nossa sociedade.

Os estudos de mercado, centrados nos produtos de grande consumo e solicitados quase exclusivamente pelas multinacionais, apoiavam-se numa oferta diminuta.

Os primeiros anos da Marktest foram a busca de um espaço próprio num mercado que iniciava um ciclo de expansão.

A realização das primeiras experiências na área dos meios foram tentativas de explorar um segmento que se revelava promissor. Por isso o Bareme surgiu em 1983, mas já antes disso, em 1982, um estudo telefónico sobre audiências de televisão do dia anterior (o IATV) constitui um primeiro esforço bem-sucedido de inovar num mercado adormecido.

A Marktest conseguiu assim uma implantação no mercado publicitário e assumiu desde o início da década de 90 do século XX uma posição de liderança no mercado português. O seu desenvolvimento levou-a a participar na formação de outras empresas: a Marktest Audimetria, a Data E, a Metris, a Markdata, a Medialog, a MediaMonitor, a Novadir e a TWA.

Teve ainda um papel importante na criação de uma Associação para o sector dos estudos de mercado, a APODEMO, tendo assumido a Presidência da Direção nos seus 4 primeiros anos e diversos outros cargos nos seus órgãos sociais desde a sua constituição.

O novo século consolida a especialização da Marktest em áreas chave, como os Meios, a Publicidade, os estudos ao Consumidor, de Imagem e Satisfação, assim como na área da Banca, Seguros, Distribuição e Geomarketing.

A criação do Grupo Marktest, que integra a Markdata, Marktest Investimentos, Medialog, MediaMonitor e TWA, reforça a capacidade de organização, marketing, investigação e inovação, permitindo o desenvolvimento de novos serviços e ferramentas de recolha, análise e distribuição da informação, abrindo ainda uma vertente internacional que permitiu a expansão do negócio a múltiplos países de quase todos os continentes.

Em 2023 torna-se a empresa âncora de um novo grupo internacional de research: o grupo Minerva Insights, que integra outras empresas especializadas em estudos de mercado, análise de dados e consultoria em inovação localizadas em Espanha (Adjinn, Amber, Conecta e Salvetti Llombart) e Países Baixos (Media Buying Systems).

Neste momento, o Grupo tem escritórios em Lisboa, Madrid, Barcelona, Braga, Bragança, Milão, Amsterdão e uma delegação em Mumbai, empregando perto de 400 profissionais.

A missão deste novo Grupo é a utilização de dados fiáveis, metodologias específicas do sector e tecnologia inovadora para fornecer aos seus clientes uma visão única, especializada e orientada para a tomada de decisões sobre o seu mercado, aspirando a ser o seu parceiro global de referência para a análise e interpretação dos seus mercados, contando com uma equipa única de profissionais empenhados e qualificados e com tecnologia proprietária.

Encaramos assim com otimismo os próximos 45 anos, que esperamos sejam de realização para todos os que trabalham no Grupo e de sucesso para os nossos clientes e parceiros. Isso será também o sucesso do nosso Grupo.”

Bárbara Gomes

Business Unit Director da Marktest

Marktest – Marketing, Organização e Formação, assinalou este ano o seu 45º aniversário

Apodemo Talk com João Paulo Nascimento, Presidente da Equalmed, 30 de junho | 17h00 às 19h00

No próximo dia 30 de junho, das 17 às 19 horas, vai ter lugar a Apodemo Talk, subordinada ao tema do mercado do medicamento em Portugal.

João Paulo Nascimento, Presidente da Equalmed, será o nosso orador principal e partilhará connosco os seus pensamentos sobre esta matéria, lançando assim as bases para um debate que se pretende ativo e esclarecedor.

Junte-se a nós, no espaço Ágora do BPI All in One, Edifício Monumental na Praça do Saldanha em Lisboa.

Evento gratuito | Inscrições limitadas à capacidade da sala

    Formulário de Inscrição

    Dados do Participante

    Dados da Empresa

    Consentimento

    Em conformidade com a política de privacidade da Apodemo, solicitamos o seu consentimento para: Política de Privacidade

    Informamos que a sua inscrição é gratuita e está sujeita a confirmação.

    Apodemo Talk com João Paulo Nascimento, Presidente da Equalmed, 30 de junho | 17h00 às 19h00

    Norma-Açores, Sociedade de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento Regional, S.A., celebra quatro décadas de história

    “Em 2025, a Norma-Açores, Sociedade de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento Regional, S.A. celebra quatro décadas de história, firmando-se como uma referência de competência técnica, rigor e compromisso com o desenvolvimento sustentável dos Açores. Fundada em 29 de dezembro de 1984 e iniciando a sua atividade em abril de 1985, a empresa cresceu lado a lado com a evolução da economia regional, assumindo uma posição singular no tecido empresarial açoriano e reconhecimento nacional.

    Hoje, a Norma-Açores é uma organização sólida, com uma equipa de cerca de 55 colaboradores, num universo de cerca de 100 profissionais nas empresas participadas, multidisciplinar e altamente qualificada nas áreas da engenharia, gestão, formação, qualidade, recursos humanos, inspeções técnicas e estudos de mercado. Desde 2020, a empresa passou a ser detida a 100% por capitais privados, integrando o Grupo Consulmar, reforçando a sua autonomia estratégica e capacidade de inovação.

    Estudos de mercado e sondagens: rigor científico com dimensão regional

    No universo dos serviços prestados pela Norma-Açores, S.A., destaca-se uma área menos visível, mas profundamente estratégica, a dos «estudos de mercado e sondagens de opinião», é uma vertente em que atuamos desde 1985. Foi uma das suas primeiras atividades quando inicia em 1985, tendo desde então realizados trabalhos quantitativos e qualitativos.

    A Norma-Açores, S.A. está reconhecida pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) para a realização de sondagens e estudos de opinião, garantindo a conformidade metodológica e a transparência exigida por este setor. É um dos membros fundadores da APODEMO, tendo o Código da ESOMAR uma das bases para esta atividade. Com uma experiência consolidada, realizamos desde inquéritos sociopolíticos, estudos de mercado e estudos setoriais até estudos de cliente mistério, servindo entidades públicas e privadas com análises fiáveis e orientadas para a tomada de decisão.

    Esta valência assenta num profundo conhecimento da realidade açoriana, e beneficia da integração com as restantes áreas de especialização da empresa, permitindo oferecer abordagens transversais que aliam diagnóstico, consultoria estratégica e ação.

    A atividade de estudos de mercado e sondagens de opinião, a par das restantes atividades é certificada pela APCER nas normas ISO 9001 (Qualidade), 14001 (ambiente) e 45001 (segurança).

    Diversificação e sustentabilidade: o caminho percorrido

    Ao longo destes 40 anos, a Norma-Açores acompanhou as mudanças profundas da Região e do país. Começou focada na fiscalização de empreitadas e formação profissional, e hoje distingue-se pela diversificação de serviços altamente especializados:

    Fiscalização de obras públicas e privadas, com mais de 1.350 projetos acompanhados;

    Consultoria de gestão, com enfoque na criação de valor económico e organizacional;

    Implementação e Auditoria a sistemas de gestão da qualidade, ambiente, saúde e segurança com base nas diversas normas ISSO, apoiando a organizações na reengenharia de processos;

    Ensaios, inspeções e metrologia, com acreditações do IPAC e reconhecimentos oficiais do IPQ, DREn, LNEC e GNS em algumas das áreas de atuação;

    Gestão e desenvolvimento de recursos humanos, com forte aposta em avaliação psicológica, desempenho e team building e recrutamento e seleção;

    Formação certificada, com mais de 105.000 horas ministradas e 37.000 formandos em todas as ilhas dos Açores.

    Parcerias com impacto: a ligação à academia

    Consciente da importância da transferência de conhecimento e da ligação entre o mundo académico e empresarial, a Norma-Açores, S.A. assinou recentemente um protocolo com a Universidade dos Açores, com o objetivo de reforçar a cooperação em áreas como a inovação, o empreendedorismo e a formação de excelência, com especial enfoque na Gestão, Economia e Turismo.

    Desafios do futuro: contratar com valor, crescer com justiça

    A construção de um futuro sustentável exige uma mudança de paradigma na forma como contratamos serviços especializados. Na Norma-Açores, S.A. acreditamos que contratar com valor é mais do que escolher o menor preço, é reconhecer a importância da competência, da experiência e da qualidade técnica como motores de desenvolvimento.

    Assumimos o compromisso de continuar a crescer com sustentabilidade, promovendo relações de confiança, duradouras e baseadas na criação de valor partilhado. Porque acreditamos que só com empresas robustas, pessoas valorizadas e políticas responsáveis é possível construir um tecido económico mais forte, coeso e preparado para os desafios do futuro

    Compromisso com a excelência

    O nosso percurso é feito de rigor, ética e integridade. Ao celebrarmos 40 anos, reafirmamos o nosso compromisso com a Região Autónoma dos Açores e com todos os mercados onde operamos, em Portugal Continental e em Moçambique, certos de que a excelência técnica e a confiança são os pilares que continuarão a guiar a nossa missão.”

    Pedro Lourenço Santos

    Administrador, Norma-Açores, S.A.

    Norma-Açores, Sociedade de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento Regional, S.A., celebra quatro décadas de história

    Formação: AI aplicada a Research & Inovação, 4 de junho | 9 horas

      Inscrição na Formação: AI aplicada a Research & Inovação

      Evento online, dia 4 de junho das 9h às 11h

      Valor:
      Associados APODEMO - 25€ (Isento de IVA)
      Associados APAN e/ou AMD - 30€ (Isento de IVA)
      Não associados - 35€ (Isento de IVA)

      Empresa (Designação Social) *
      Contribuinte *
      Morada *
      Código Postal *
      Nome *
      Função *
      Email *
      Telefone *

      Pagamento por transferência bancária - APODEMO: Av. 5 de Outubro, 102-2º 1050-060 Lisboa - Banco: Millennium BCP: IBAN PT50 0033 000000 1987 39712 05 – Fontes Pereira de Mello - A inscrição será considerada válida, após receção do comprovativo da transferência bancária enviado para: apodemo@apodemo.pt:

      Solicitamos o seu consentimento para:

      * campos de preenchimento obrigatório

      Formação: AI aplicada a Research & Inovação, 4 de junho | 9 horas

      Dia Internacional dos Estudos de Mercado (IMRD) 2025

      Dia Internacional dos Estudos de Mercado 2025

      Junte-se às celebrações da maior comunidade mundial de Insights e Analytics.

      Não perca a oportunidade de se ligar no dia 7 de maio a um evento especial da ESOMAR, sobre como a pesquisa e os estudos de mercado causam um impacto

      positivo em todo o mundo.

      Dia Internacional dos Estudos de Mercado (IMRD) 2025

      Formação: Como gerar boas ideias com foco nas pessoas – dia 7 de nov | 9 horas

        Inscrição na Formação: Como gerar boas ideias com foco nas pessoas

        Evento online, dia 7 de novembro das 9h às 11h

        Valor:
        Associados APODEMO - 25€ (Isento de IVA)
        Associados APAN e/ou AMD - 30€ (Isento de IVA)
        Não associados - 35€ (Isento de IVA)

        Empresa (Designação Social) *
        Contribuinte *
        Morada *
        Código Postal *
        Nome *
        Função *
        Email *
        Telefone *

        Pagamento por transferência bancária - APODEMO: Av. 5 de Outubro, 102-2º 1050-060 Lisboa - Banco: Millennium BCP: IBAN PT50 0033 000000 1987 39712 05 – Fontes Pereira de Mello - A inscrição será considerada válida, após receção do comprovativo da transferência bancária enviado para: apodemo@apodemo.pt:

        Solicitamos o seu consentimento para:

        * campos de preenchimento obrigatório

        Formação: Como gerar boas ideias com foco nas pessoas – dia 7 de nov | 9 horas

        Dia Internacional dos Estudos de Mercado 2024

        Dia Internacional dos Estudos de Mercado 2024

        Junte-se às celebrações da maior comunidade mundial de Insights e Analytics.

        Inspire-se com o impacto que o Insights and Analytics tem na construção de um mundo sustentável para o futuro!

        Saiba mais aqui.

        Dia Internacional dos Estudos de Mercado 2024

        Antecipar o Futuro, Descodificar as Mudanças

          Ficha de Inscrição no Congresso da Apodemo, 19 outubro 2023, no Museu do Oriente

          Antecipar o futuro, descodificar as mudanças

          Associado APODEMO: 135€ (inclui almoço)
          Não associado: 195€ (inclui almoço)
          Parceiros: 135€ (inclui almoço)
          Novos associados, pessoa singular: 195€ (inclui almoço e quota 2024)

          Condições Especiais Gerais
          3ª à 5ª inscrição: 5% desconto
          6ª à 9ª inscrição: 7,5% desconto
          10ª e seguintes inscrições – 10% desconto

          Em conformidade com a política de privacidade da Apodemo, solicitamos o seu consentimento para: Política de Privacidade

          Pagamento por transferência bancária
          APODEMO: Av. 5 de Outubro, 102-2º 1050-060 Lisboa
          Banco: Millennium bcp: IBAN PT50 0033 000000 1987 39712 05 – Fontes Pereira de Mello
          A inscrição será considerada válida, após receção do comprovativo da transferência bancária
          enviado para: apodemo@apodemo.pt

          Antecipar o Futuro, Descodificar as Mudanças