O SAC
O que é o SAC?
SAC é o sistema de controlo e certificação de recrutamentos para estudos qualitativos da Apodemo, que visa garantir mais qualidade nos procedimentos de captação de consumidores.
O sistema nasce da necessidade sentida por várias empresas de controlar as presenças em estudos, garantindo assim que consumidores pertencentes a painéis de diferentes empresas respeitam os mesmos requisitos, ou seja, que os consumidores não participam indiscriminadamente e sem controlo em diferentes estudos.
Este tipo de sistemas tem sido implementado em todo o mundo, tendo-se revelado um sucesso em mercados semelhantes ao nosso, nomeadamente em Espanha.
O SAC é um esforço conjunto para melhorar os processos da indústria, um investimento no controlo de qualidade assumido atualmente pelas seguintes empresas: Intercampus, Ipsos Apeme, GfK Metris, Marktest.
Objectivo
Com esta certificação pretende a APODEMO que ambas as partes, clientes e empresas de estudo de mercado aderentes, possam verificar se as pessoas angariadas já participaram em estudos qualitativos:
– Sobre o mesmo sector nos últimos 12 meses – Em algum estudo nos últimos 6 meses
Com o SAC consegue – se verificar estas premissas de forma simples:
– Cada empresa tem uma password para aceder online ao sistema. Insere o Nome e nº de contribuinte do potencial entrevistado e o sistema automaticamente valida se a pessoa pode ou não participar no estudo. – O sistema gere um certificado que garante as condições dos recrutamentos realizados em cada estudo, respeitando a anonimato dos candidatos e a confidencialidade da informação de cada empresa. – O cliente pode solicitar o certificado e ainda confirmar online se ele é ou não original.
A Plataforma SAC
O SAC é suportado por uma plataforma online desenvolvida especificamente para o efeito que apoia a inserção, consulta e validação de candidatos de forma rigorosa, inviolável e confidencial.
O sistema é válido para todo o tipo de estudos qualitativos que requeiram recrutamento de participantes e para todos os métodos de recolha de informação.
Sobre cada participante é introduzido o seu Nome e número de contribuinte, bem como a data e o setor do estudo em que participou.
Cada empresa acede apenas à informação Válido / Não Válido, informação apurada com base nas participações de determinado indivíduo em todas as empresas. Esta validação é garantida com base nos pressupostos, setor e data de participação.
As empresas de estudos de mercado podem ainda individualmente aceder a estatísticas de qualidade do sistema, tais como:
– O sistema gere um certificado que garante as condições dos recrutamentos realizados em cada estudo, respeitando a anonimato dos candidatos e a confidencialidade da informação de cada empresa. – O cliente pode solicitar o certificado e ainda confirmar online se ele é ou não original.
Validação de Recrutamento
O sistema produz uma validação de recrutamento que pode ser apresentada pela empresa ao cliente no momento do trabalho de campo e que valida os recrutamentos de determinada entrevista ou grupo – identificando estudo, método de recolha de informação, data, setor, local, hora e participantes.
Certificação de Estudo
No final do Estudo o sistema emite uma Certificação final que atesta a qualidade de todos os recrutamentos realizados no âmbito do projeto. Este certificado inclui todas as entrevistas ou reuniões de grupo e identifica o cliente, o estudo e o setor, bem como o número de participantes, data e local de cada momento de recolha de informação.
O cliente é convidado a aceder à plataforma online, na Área de Cliente, local onde deverá introduzir o Código de Validação, fornecido pela empresa fornecedora do estudo, de forma a confirmar a autenticidade do certificado emitido pela empresa.