LOGO APODEMO_positivo
 
 

Caro leitor,

Teve lugar no passado dia 19 a Assembleia Geral Extraordinária da Apodemo, com vista à apresentação do plano de atividades e orçamento para 2024-2025. Trabalhamos agora para cumprir este plano e responder às principais preocupações dos nossos associados.

Destacamos nesta edição o relatório Global Market Research 2024, que analisa a dimensão e o desempenho dos setores de pesquisa de mercado, software de pesquisa e relatórios da indústria de insights, através de dados recolhidos por associações nacionais de pesquisa, empresas líderes, analistas independentes e representantes da ESOMAR de mais de 110 países e regiões, cobrindo 80% da indústria global. 

Damos ainda a conhecer a iniciativa da MRII, Market Research Institute International, que acaba de lançar uma série nova de podcasts Insights & Innovators,  que tem como finalidade obter as diferentes perspetivas dos líderes da indústria de estudos de mercado. Os temas vão desde: Quais são as principais competências, comportamentos e estratégias necessárias para o planeamento do futuro nos estudos de mercado? Que inovações de investigação gostaria de ter para fazer melhor o seu trabalho? Como é que se pode ganhar e manter um lugar na mesa da estratégia?

Outubro será o Mês Europeu de Cibersegurança, centrado na sensibilização para as táticas manipuladoras online. A Comissão Europeia apoia a campanha do mês da cibersegurança com eventos que ocorrem em toda a Europa durante todo o mês.

O Eurobarómetro da Comissão sobre as competências em matéria de cibersegurança, publicado em maio de 2024, sublinha a necessidade de aumentar a sensibilização e a formação em matéria de cibersegurança, em especial do ponto de vista das empresas da UE. A Academia de Competências de Cibersegurança da Comissão, uma plataforma que reúne cursos e iniciativas de competências em matéria de cibersegurança de toda a Europa, é acessível a todos.



|Tendências

A Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing (APPM) divulgou o seu Barómetro de Marketing, onde destaca as 4 principais tendências do marketing, em 2024, em Portugal: a Inteligência artificial, sustentabilidade, marketing digital e gestão de experiência ao cliente. De assinalar o papel do marketing na promoção da sustentabilidade, como uma área-chave para o crescimento das empresas nos próximos anos. Consulte aqui o relatório.


|Números

Segundo o estudo Bareme Internet da Marktest, 81,8% dos portugueses afirmam recorrer ao telemóvel para aceder à internet, mantendo uma trajetória de crescimento e destacando-se das demais plataformas.

O Gabinete de Estratégia e Estudos revelou que, em setembro, o Indicador de Sentimento Económico (ISE - sre, ajustado de sazonalidade para Portugal se situou 104,0 pontos, o que compara com o valor de 101,1 pontos verificado em agosto de 2024.

Para a evolução positiva contribuíram os sectores da Indústria (de -5,7 para -3,8 pontos), Serviços (de 0,4 para 3,0) e Comércio a Retalho (de 1,5 para 2,0), ao contrário da Construção (de -3,4 para -3,7).


Para o mesmo período, o Indicador de Confiança dos Consumidores aumentou de -14,5 para -13,2,  e o indicador de clima económico aumentou em setembro, atingindo o máximo desde abril de 2023, de acordo com os resultados dos inquéritos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores do INE.



|Normas

O Supervisor Europeu de Proteção de Dados (EDPS) publicou o seu modelo de acordo administrativo para as transferências de dados pessoais das instituições, órgãos, organismos e agências da UE para organizações internacionais. O modelo visa ajudar as instituições da UE a cumprir a legislação da UE aplicável em matéria de proteção de dados, o Regulamento (UE) 2018/1725, quando necessitam de transferir dados pessoais para organizações internacionais, no âmbito das suas funções.

A ONU, através do seu Órgão Consultivo de Alto Nível, que reúne 38 especialistas de vários países, apresentou o relatório sobre o uso global da Inteligência Artificial, que aponta um “deficit” de regulações, normas e instituições globais, capazes de gerir o uso da IA, potencializando os seus benefícios e minimizando os seus riscos, propondo 7 recomendações para a sua regulação global.

 

|A ler

Acaba de ser publicado o livro, Nexus: História breve das Redes de Informação da Idade da Pedra à inteligência artificial de Yuval Noah Harari, que analisa a forma como o fluxo de informação moldou a humanidade e o nosso mundo. 


Boas leituras e reflexões!

 

 
Relatórios
 
 
 
gmr-2024_esomar

Global Market Research 2024

Este relatório descreve a saúde e as tendências futuras da indústria global de insights com uma análise detalhada do sector.

Gratuito para membros da ESOMAR.


Aceder
 

 
Eventos
 
 
 

Portugal Digital Summit, Lisboa 23 e 24 de outubro


pds24-banner-v2
Inscreva-se aqui
 
 

 
 
 

SCSi'24: CFP - Industry & Computer Sciences Innovation, 29 a 31 de outubro

logo-iscsi
Saiba mais aqui
 

 
ESOMAR+
Mastering GDPR Compliance: Possible Adequate Legal Bases for Marketing and Market Research Activity - 16 de outubro

Enfrente os desafios para garantir que as suas práticas de marketing e pesquisa de mercado estejam em conformidade legal com as regras de proteção de dados aplicáveis.

Saiba mais aqui
 

 

Introduction to how Insight and Research Professionals can leverage Microsoft's Copilot, 23 de outubro

Este curso online, tem como objetivo ajudar os profissionais de investigação e de análise a começar a utilizar o Copilot, no contexto do Office 365, para aumentar a sua produtividade e eficiência: como usar o Copilot para aprimorar análises no Excel; pesquisar projetos e comunicá-los via Word; elaborar apresentações poderosas do PowerPoint com eficiência e análise das vantagens e desvantagens da utilização do Copilot e do ChatGPT.

Inscreva-se aqui.
Using Copilot for Insights
 

 

Podcast Talks

 
 
 
MRII_Insights Innovators_podcast

Assista ao primeiro episódio The Essential Skills of the Market Researcher in Healthcare, do podcast Insights & Innovators

Aceda aqui
 
 
logo-apodemo-2017-br
Renovação de Subscrição

De acordo com o disposto na legislação de proteção de dados pessoais, a Apodemo tratará os seus dados pessoais com o seu consentimento e com a finalidade de gerir a sua subscrição. O utilizador pode exercer os seus direitos solicitando-o por e-mail para apodemo@apodemo.pt ou por correio para Av. 5 de Outubro, 102 - 2 andar, 1050-060 Lisboa, devendo em qualquer caso comprovar a sua identidade e especificar o direito ou os direitos que deseja exercer.

A Apodemo atualizou a sua politica de privacidade para uma explicação complementar consulte-a aqui.
 
 
 
© APODEMO 2025 , Todos os direitos reservados