Caro leitor,
Teve lugar no passado dia 19 a Assembleia Geral Extraordinária da Apodemo, com vista à apresentação do plano de atividades e orçamento para 2024-2025. Trabalhamos agora para cumprir este plano e responder às principais preocupações dos nossos associados.
Destacamos nesta edição o relatório Global Market Research 2024, que analisa a dimensão e o desempenho dos setores de pesquisa de mercado, software de pesquisa e relatórios da indústria de insights, através de dados recolhidos por associações nacionais de pesquisa, empresas líderes, analistas independentes e representantes da ESOMAR de mais de 110 países e regiões, cobrindo 80% da indústria global.
Damos ainda a conhecer a iniciativa da MRII, Market Research Institute International, que acaba de lançar uma série nova de podcasts Insights & Innovators, que tem como finalidade obter as diferentes perspetivas dos líderes da indústria de estudos de mercado. Os temas vão desde: Quais são as principais competências, comportamentos e estratégias necessárias para o planeamento do futuro nos estudos de mercado? Que inovações de investigação gostaria de ter para fazer melhor o seu trabalho? Como é que se pode ganhar e manter um lugar na mesa da estratégia?
Outubro será o Mês Europeu de Cibersegurança, centrado na sensibilização para as táticas manipuladoras online. A Comissão Europeia apoia a campanha do mês da cibersegurança com eventos que ocorrem em toda a Europa durante todo o mês.
O Eurobarómetro da Comissão sobre as competências em matéria de cibersegurança, publicado em maio de 2024, sublinha a necessidade de aumentar a sensibilização e a formação em matéria de cibersegurança, em especial do ponto de vista das empresas da UE. A Academia de Competências de Cibersegurança da Comissão, uma plataforma que reúne cursos e iniciativas de competências em matéria de cibersegurança de toda a Europa, é acessível a todos.
|Tendências
A Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing (APPM) divulgou o seu Barómetro de Marketing, onde destaca as 4 principais tendências do marketing, em 2024, em Portugal: a Inteligência artificial, sustentabilidade, marketing digital e gestão de experiência ao cliente. De assinalar o papel do marketing na promoção da sustentabilidade, como uma área-chave para o crescimento das empresas nos próximos anos. Consulte aqui o relatório.
|Números
Segundo o estudo Bareme Internet da Marktest, 81,8% dos portugueses afirmam recorrer ao telemóvel para aceder à internet, mantendo uma trajetória de crescimento e destacando-se das demais plataformas.
O Gabinete de Estratégia e Estudos revelou que, em setembro, o Indicador de Sentimento Económico (ISE - sre, ajustado de sazonalidade para Portugal se situou 104,0 pontos, o que compara com o valor de 101,1 pontos verificado em agosto de 2024. Para a evolução positiva contribuíram os sectores da Indústria (de -5,7 para -3,8 pontos), Serviços (de 0,4 para 3,0) e Comércio a Retalho (de 1,5 para 2,0), ao contrário da Construção (de -3,4 para -3,7). Para o mesmo período, o Indicador de Confiança dos Consumidores aumentou de -14,5 para -13,2, e o indicador de clima económico aumentou em setembro, atingindo o máximo desde abril de 2023, de acordo com os resultados dos inquéritos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores do INE.
|Normas
O Supervisor Europeu de Proteção de Dados (EDPS) publicou o seu modelo de acordo administrativo para as transferências de dados pessoais das instituições, órgãos, organismos e agências da UE para organizações internacionais. O modelo visa ajudar as instituições da UE a cumprir a legislação da UE aplicável em matéria de proteção de dados, o Regulamento (UE) 2018/1725, quando necessitam de transferir dados pessoais para organizações internacionais, no âmbito das suas funções.
A ONU, através do seu Órgão Consultivo de Alto Nível, que reúne 38 especialistas de vários países, apresentou o relatório sobre o uso global da Inteligência Artificial, que aponta um “deficit” de regulações, normas e instituições globais, capazes de gerir o uso da IA, potencializando os seus benefícios e minimizando os seus riscos, propondo 7 recomendações para a sua regulação global.
|A ler
Acaba de ser publicado o livro, Nexus: História breve das Redes de Informação da Idade da Pedra à inteligência artificial de Yuval Noah Harari, que analisa a forma como o fluxo de informação moldou a humanidade e o nosso mundo.
Boas leituras e reflexões!
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