|
Caro leitor,
A enorme popularidade do ChatGPT, desenvolvido pela empresa OpenAI, está a gerar todo o tipo de discussões e especulações sobre o impacto que a inteligência artificial generativa está a ter e terá no futuro próximo. O modelo tornou-se uma das aplicações web que mais cresceu em todo o mundo, oferecendo soluções para praticamente todos os casos de uso, desde a simples geração de conteúdo até aplicações empresariais complexas. O tema está, pois, na ordem do dia e muitas iniciativas foram anunciadas nestes últimos meses.
Por cá, o primeiro-ministro Luís Montenegro aproveitou a Web Summit para anunciar um novo Large Language Model (LLM) em português. Chama-se Amália e ficará finalizado em 2026. Segundo o responsável pelo projeto, assenta em princípios como a diversidade cultural e a proteção de dados e será baseado em trabalho já feito ao longo de anos por entidades como a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Nova, o Instituto Superior Técnico e a Unbabel.
A Comissão Europeia anunciou ter recebido sete propostas para a criação de fábricas de IA para impulsionar a inovação da IA na UE. “Essas fábricas de IA criarão um ecossistema europeu próspero para treinar modelos avançados de IA e desenvolver soluções de IA. Serão construídos em torno da rede mundial de supercomputadores de computação de alto desempenho (HPC) da UE e reunirão os principais ingredientes para o sucesso da IA: poder de computação, dados e talento”. Portugal, Roménia e Turquia integram a proposta apresentada por Espanha. Espera-se que a seleção das fábricas de IA seja anunciada este mês de dezembro e estas lançadas logo em seguida.
A ação de formação promovida pela APODEMO: Como gerar boas ideias com foco nas pessoas, também se debruçou sobre o tema da IA. O evento teve lugar em novembro, contando com a participação de associados e clientes. Este webinar com Glauco Madeira, Chief Transformation Officer na Lisboa Digital School, permitiu esclarecer os participantes sobre como se constroem e desenvolvem propostas de valor com base no uso da IA.
|Tendências
Um estudo da Limelight Insights by Shugoll, revelou que os focus group online estão para ficar. Num estudo com 541 participantes, a empresa concluiu que 55% preferem focus group online, 29% não têm preferência e 16% preferem presencial.
Conforto e conveniência explicam estas preferências. Um ambiente familiar permite que as pessoas se sintam mais à vontade, levando a discussões mais francas e insights mais valiosos, enquanto a não necessidade de deslocações permite maior facilidade de participação, em qualquer lugar. Estes fatores aumentam também o desejo de participar.
Para conhecer as Tendências de Marketing Digital para 2025", não deixe de ver a gravação do webinar promovido recentemente pela AMD, que está disponível na página do Linkedin da associação.
|Números
Os CTT apresentaram o seu e-Commerce Report 2024 durante a 9ª edição do CTT e-Commerce Day, que decorreu no dia 7 novembro. O relatório apresenta os resultados de um estudo de mercado, que decorreu entre os meses de junho e setembro de 2024 em Portugal e em Espanha.
As projeções deste estudo para o final do ano de 2024 apontam para um crescimento do e-commerce de +10% num valor de 12,26 mil milhões de euros em Portugal e 99,6 mil milhões de euros em Espanha (+11,3% face a 2023).
O número de pessoas em Portugal que fazem compras online deverá chegar aos 5,3 milhões, (um aumento de 2% face ao ano anterior), que se traduz num gasto médio anual de cerca de 1.287€.
Em ambos os países, assiste-se à consolidação da utilização do telemóvel pelos e-buyers como equipamento de uso preferencial para a pesquisa e/ou compra online (95,8% em Portugal vs. 93,8% em Espanha).
O Gabinete de Estratégia e Estudos revelou que, em novembro, o Indicador de Sentimento Económico (ISE - sre, ajustado de sazonalidade) para Portugal se situou em 107,0 pontos, o que compara com o valor de 105,9 pontos verificado em outubro de 2024. Para a evolução positiva contribuíram os sectores dos Serviços e da Construção, com o Comércio a Retalho a manter o valor do mês anterior.
Para o mesmo período, o Indicador de Confiança dos Consumidores aumentou de -14,6 para -14,3 e o indicador de clima económico aumentou entre setembro e novembro, atingindo o máximo desde março de 2019, de acordo com os resultados dos inquéritos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores do INE.
|Normas
O Regulamento dos Dados (Data Act) é uma iniciativa da Comissão Europeia, que esclarece quem pode criar valor a partir dos dados e em que condições. Trata-se de um princípio digital fundamental que contribuirá para a criação de uma economia dos dados sólida e equitativa e que orientará a transformação digital da UE até 2030.
Este Regulamento centra-se principalmente nos dados industriais e não pessoais, mas acaba também por ser relevante para a proteção de dados pessoais. Tendo entrado em vigor em janeiro último, será aplicável a partir de 12 de setembro de 2025, para dar ao mercado tempo para se preparar.
Nos Estados Unidos, a Insights Association apresentou uma Carta de Direitos dos Participantes em estudos de mercado, com o objetivo de proteger a experiência do participante e ganhar a sua confiança na nossa atividade. O direito a saber o propósito geral do estudo, comunicação fácil de ler e compreender, saber como contactar a empresa que realiza o estudo ou saber se existem incentivos à participação, são alguns dos direitos constantes neste documento.
Boas leituras e reflexões!
|