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Caro leitor,

A enorme popularidade do ChatGPT, desenvolvido pela empresa OpenAI, está a gerar todo o tipo de discussões e especulações sobre o impacto que a inteligência artificial generativa está a ter e terá no futuro próximo. O modelo tornou-se uma das aplicações web que mais cresceu em todo o mundo, oferecendo soluções para praticamente todos os casos de uso, desde a simples geração de conteúdo até aplicações empresariais complexas. O tema está, pois, na ordem do dia e muitas iniciativas foram anunciadas nestes últimos meses.

Por cá, o primeiro-ministro Luís Montenegro aproveitou a Web Summit para anunciar um novo Large Language Model (LLM) em português. Chama-se Amália e ficará finalizado em 2026. Segundo o responsável pelo projeto, assenta em princípios como a diversidade cultural e a proteção de dados e será baseado em trabalho já feito ao longo de anos por entidades como a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Nova, o Instituto Superior Técnico e a Unbabel.

A Comissão Europeia anunciou ter recebido sete propostas para a criação de fábricas de IA para impulsionar a inovação da IA na UE. “Essas fábricas de IA criarão um ecossistema europeu próspero para treinar modelos avançados de IA e desenvolver soluções de IA. Serão construídos em torno da rede mundial de supercomputadores de computação de alto desempenho (HPC) da UE e reunirão os principais ingredientes para o sucesso da IA: poder de computação, dados e talento”. Portugal, Roménia e Turquia integram a proposta apresentada por Espanha. Espera-se que a seleção das fábricas de IA seja anunciada este mês de dezembro e estas lançadas logo em seguida.

A ação de formação promovida pela APODEMO: Como gerar boas ideias com foco nas pessoas, também se debruçou sobre o tema da IA. O evento teve lugar em novembro, contando com a participação de associados e clientes. Este webinar com Glauco Madeira, Chief Transformation Officer na Lisboa Digital School, permitiu esclarecer os participantes sobre como se constroem e desenvolvem propostas de valor com base no uso da IA.

|Tendências

Um estudo da Limelight Insights by Shugoll, revelou que os focus group online estão para ficar. Num estudo com 541 participantes, a empresa concluiu que 55% preferem focus group online, 29% não têm preferência e 16% preferem presencial.

Conforto e conveniência explicam estas preferências. Um ambiente familiar permite que as pessoas se sintam mais à vontade, levando a discussões mais francas e insights mais valiosos, enquanto a não necessidade de deslocações permite maior facilidade de participação, em qualquer lugar. Estes fatores aumentam também o desejo de participar.

Para conhecer as Tendências de Marketing Digital para 2025", não deixe de ver a gravação do webinar promovido recentemente pela AMD, que está disponível na página do Linkedin da associação.


|Números

Os CTT apresentaram o seu e-Commerce Report 2024 durante a 9ª edição do CTT e-Commerce Day, que decorreu no dia 7 novembro. O relatório apresenta os resultados de um estudo de mercado, que decorreu entre os meses de junho e setembro de 2024 em Portugal e em Espanha.


As projeções deste estudo para o final do ano de 2024 apontam para um crescimento do e-commerce de +10% num valor de 12,26 mil milhões de euros em Portugal e 99,6 mil milhões de euros em Espanha (+11,3% face a 2023).

O número de pessoas em Portugal que fazem compras online deverá chegar aos 5,3 milhões, (um aumento de 2% face ao ano anterior), que se traduz num gasto médio anual de cerca de 1.287€.

Em ambos os países, assiste-se à consolidação da utilização do telemóvel pelos e-buyers como equipamento de uso preferencial para a pesquisa e/ou compra online (95,8% em Portugal vs. 93,8% em Espanha).


O Gabinete de Estratégia e Estudos revelou que, em novembro, o Indicador de Sentimento Económico (ISE - sre, ajustado de sazonalidade) para Portugal se situou  em 107,0 pontos, o que compara com o valor de 105,9 pontos verificado em outubro de 2024. Para a evolução positiva contribuíram os sectores dos Serviços e da Construção, com o Comércio a Retalho a manter o valor do mês anterior.

Para  o mesmo período,  o Indicador  de Confiança  dos Consumidores  aumentou  de -14,6 para -14,3  e o indicador de clima económico aumentou entre setembro e novembro,  atingindo o máximo desde março de 2019, de acordo com os resultados dos inquéritos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores do INE.


|Normas

O Regulamento dos Dados (Data Act) é uma iniciativa da Comissão Europeia, que esclarece quem pode criar valor a partir dos dados e em que condições. Trata-se de um princípio digital fundamental que contribuirá para a criação de uma economia dos dados sólida e equitativa e que orientará a transformação digital da UE até 2030.

Este Regulamento centra-se principalmente nos dados industriais e não pessoais, mas acaba também por ser relevante para a proteção de dados pessoais. Tendo entrado em vigor em janeiro último, será aplicável a partir de 12 de setembro de 2025, para dar ao mercado tempo para se preparar.

Nos Estados Unidos, a Insights Association apresentou uma Carta de Direitos dos Participantes em estudos de mercado, com o objetivo de proteger a experiência do participante e ganhar a sua confiança na nossa atividade. O direito a saber o propósito geral do estudo, comunicação fácil de ler e compreender, saber como contactar a empresa que realiza o estudo ou saber se existem incentivos à participação, são alguns dos direitos constantes neste documento. 

Boas leituras e reflexões!

 

 
Relatórios
 
 
 
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2024 Attitudes to Programmatic Advertising

O Comité de Comércio Programático da IAB Europe acaba de publicar o 2024 Attitudes to Programmatic Advertising Report, que acompanha a evolução das atitudes, adoções, preocupações e estratégias da publicidade programática em toda a Europa, que moldam os próximos anos.


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Using Synthetic Participants for Market Research


Esta é a segunda parte de uma série de relatórios sobre as implicações da IA generativa no sector dos estudos de mercado, que analisa a aplicação prática dos LLM para gerar dados sintéticos e simular participantes sintéticos.

Saiba mais aqui
Using Synthetic Participants for Market Research
 
 
RetailX Top 1000 Europe 360 report 2024

RetailX Top1000 Europe 360° Report 2024

Este relatório reúne duas vertentes de investigação: a primeira é o Top1000, de desempenho dos retalhistas de comércio eletrónico e multicanais; a segunda é a análise dos mercados de forma global, desde o contexto económico do retalho até à forma como os compradores compram ou gostariam de comprar.


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Eventos
 
 
 

Ceo Summit - Nápoles, 20 a 22 de janeiro de 2025




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O Ceo Summit é um evento que se realiza em Itália, que pretende proporcionar um ambiente de partilha de experiências e preocupações mais prementes da liderança em Market Research, através de palestras sobre os temas da atualidade e de painéis de discussão.
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MRS Conference – Londres, 23 de janeiro




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Esta conferência de um dia pretende avaliar o potencial da IA nos estudos de mercado, destacando as aplicações inovadoras que estão a ser utilizadas atualmente e as aplicações futuras para as quais o sector está a trabalhar.
Inscreva-se aqui
 

 
Formação
 
 
 
Esomar_Creative Ideation in a Boz 11 dec

Creative Ideation in a Box

Brandon Heim vai mostrar-lhe como libertar a criatividade para levar as suas ideias para o nível seguinte.


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Writing with Purpose


Bel Kerkhoff-Parnell vai ensinar a criar conteúdos para campanhas e relatórios de investigação.

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ESoMAR_Writing with Purpose 17 dec
 

 
Podcast Talks
 
 
 
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Isto não é assim tão simples

Veja a entrevista de Colin Bryar, o antigo vice-presidente da Amazon, da série Isto não é assim tão simples, da FFMS (Fundação Francisco Manuel dos Santos), onde o engenheiro revela que a “a arma mais eficaz para ter clientes satisfeitos é saber retirar a informação certa das análises de dados. Importa «estudar» o comportamento dos consumidores, «interiorizá-lo» e «aprender» com ele.”


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Qualidade dos dados nos estudos de mercado

Liam Kay-McClean editor-adjunta da Research Live em conversa com os seus convidados fala sobre o que pode ser feito para corrigir as deficiências na qualidade dos dados do sector de estudos de mercado e o que poderá trazer a vinda da inteligência artificial.


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Insights & Innovators

Assista à conversa entre Stephan Gans, vice-presidente sênior, Chief Consumer Insights and Analytics Officer da PepsiCo, com Stan Sthanunathan, CEO da i-Genie.AI, sobre como preparar a sua empresa para o futuro através do controlo de dados e ferramentas, do podcast Insights & Innovators.


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Livros
 
 
 
Livro Investigação Qualitativa

Investigación Cualitativa

Este livro escrito por Lázaro Echegaray, pretende ser um manual e um guia de aplicação, bem como um estímulo para a reflexão sobre a investigação qualitativa.


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