Editorial Setembro

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Caros Leitores,

É com muito que retomo o contacto convosco através da newsletter deste mês, começando por trazer ao vosso conhecimento, ou simplesmente relembrando-o, o recente Congresso da APODEMO, que teve lugar nos passados dias 31 de Maio e 1 de Junho, no Estoril e que em boa hora decidimos realizar em parceria com a APAN.

Em boa hora por três razões fundamentais: constituiu uma oportunidade, inédita até hoje, de reunir em interacção quase total, profissionais com interesses e objectivos comuns, ainda que operando em áreas diferenciadas no campo do marketing; permitiu uma maior rentabilização dos esforços financeiros despendidos; e finalmente, porque tornou essa rentabilização extensiva à divulgação e exploração mediáticas, positivas, da qualidade actualmente atingida nos dois sectores e do desempenho das duas Associações em presença.

Naturalmente e neste contexto, seria para nós do maior interesse poder contar com um contributo de ideias por parte de todos os Associados envolvidos. Críticas construtivas pedem-se – o que esteve menos bem e não deverá repetir-se, o que correu assim assim e poderá ser melhorado, o que foi verdadeiramente bom, ou mesmo excelente, e deverá ser mantido. E de tudo isto daremos parte aos nossos colegas e parceiros da APAN.

Mas este tempo, que foi como é natural, o tempo do Congresso, não se esgotou nele.

Com efeito, no país continuam a acentuar-se e a multiplicar-se os sinais de sinal positivo no mundo da economia – crescimento do PIB, quebra nos índices de desemprego, evolução favorável de investimentos e de exportações, intensificação dos movimentos de turismo, local e internacional, melhoria do clima social perceptivo – definitivos para garantir as perspectivas de futuro para a área do marketing, não obstante a ocorrência de vários acidentes ambientais adversos.

A nossa mensagem de solidariedade aqui fica para todos os envolvidos nas suas consequências.

E não posso terminar sem dar destaque à recente e honrosa escolha da APODEMO, como coordenadora do Gabinete de Estudos da Confederação de Serviços Portuguesa (CSP) e que, como Vice – Presidente da actual Direcção terei o privilégio de orientar. Para se ter uma ideia do significado e importância desta nomeação assinalo que a CSP representa sectores diversificados de áreas especializadas de serviços, até agora não abrangidos noutras instâncias, competindo-lhe, através de uma agenda de intervenção própria, apresentar propostas suas para diversas áreas em matéria de políticas públicas, uma vez que foi reconhecido publicamente o âmbito nacional da CSP, bem como a relevância dos serviços por ela representados.

E é para que essas propostas forneçam novos olhares e novos caminhos e marquem pela diferença, que o Gabinete de Estudos irá trabalhar, alicerçado nas melhores práticas que devem reger o seu desempenho na função. O que implica, naturalmente, que de forma ainda que indirecta, a influência da nossa actividade venha a ser crescente na vida económica e no ambiente social do país.

E agora, sim, termino, com uma mensagem que já vem sendo habitual nestas newsletters. Continuamos a esperar a colaboração de todos e de cada um de vós. Com essa colaboração, faremos chegar a nossa embarcação a bom porto.

O Congresso foi disso um bom e feliz exemplo.

Editorial Setembro